O uso de ferramentas e sistemas contribuem fortemente para o resultado de um projeto. Por isso, faço questão de usar tecnologias no desenvolvimento dos edifícios e condomínios criados por mim e minha equipe. No caso do Fiori, projeto realizado por nós para a ModenaCipel e localizado em Alphaville – São Paulo, não foi diferente.
Após finalizar o projeto, concluo que um dos maiores desafios do Fiori foi a concepção do estacionamento. A geometria do terreno e a circulação de veículos em dois sentidos foram uns dos fatores que inviabilizaram uma grande quantidade de vagas de carro para a garagem, além da rampa de ligação aos pavimentos.
Para atender as exigências deste projeto e solucionar essa questão, buscamos explorar ao máximo a interação do modelo de arquitetura e estrutura. Para isso, trabalhamos os pavimentos da garagem em meio nível, para que fosse possível dividir a rampa em dois trechos, colocando-as nas extremidades e viabilizando o número de vagas necessárias.
Ao meu ver, o uso das ferramentas e do sistema BIM - Building Information Modeling -, foram essenciais para o desenvolvimento desse projeto, principalmente para a adequação e pré-compatibilização com a estrutura. Com as tecnologias, foi possível ter maior controle dos impactos nos custos e investimentos durante toda criação, sendo possível simular, ajustar e quantificar todas as possibilidades.