Em todos os projetos que realizo tenho uma premissa básica para considerá-los finalizados: uma identidade única. Essa identidade nada mais é do que olhar o projeto final e, embora possua inúmeras informações e elementos, todos fazem sentido como um todo. Não há nenhum elemento que chame mais atenção que outro, estão todos integrados, formando um objeto único. Ou seja, há um equilíbrio nos elementos e em toda a construção do projeto.

E para o desenvolvimento de um projeto de grande porte, com seus desafios e particularidades, essencial o uso da tecnologia. O sistema BIM (Building Information Modeling) cria simulações digitais e coordena todas as informações de um projeto de forma integrada.

Com esse recurso é possível gerenciar todas as informações de forma inteligente ao longo do desenvolvimento do projeto. Cada elemento possui seus próprios atributos e especificações, mas caso um objeto seja alterado, por exemplo, todos os elementos que dependem dele e estão interligados, mudam automaticamente. Dessa forma, é possível ter total controle do projeto a cada atualização em tempo real, pois tudo está integrado.

O Wave, projeto localizado em Alphaville – São Paulo, realizado por mim e minha equipe para a ModenaCipel, foi o primeiro projeto do nosso escritório feito com a tecnologia BIM e posso dizer, com toda certeza, que o excelente resultado só foi possível graças ao uso dessa tecnologia.

Ao contrário dos prédios padrões, que normalmente possuem uma estrutura reta, esse projeto possui uma arquitetura diferenciada, com curvas em toda a sua extensão. Para atender às normas técnicas e seguir com as curvas, é preciso controlar o projeto modelo – com a tecnologia BIM ao longo de todo o desenvolvimento. Assim, é possível não  abrir mão da qualidade arquitetônica e da identidade visual que tanto prezo.